Educação Ambiental nas escolas municipais



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Refletindo sobre algumas questões:
- Como educar para que cada um dê um pouco de si em prol de uma causa maior?

- Como formar cidadãos pensantes e atuantes?

- Como educar para se ter coragem de dar um basta a processos que destroem a natureza e aumentam a desigualdade entre os seres humanos?

39 comentários:

  1. Poderemos construir uma nova perspectiva começando por pequena ações(exemplo:escovar os dentes com a torneira fechada),que irão gerar grandes resultados a longo prazo, pois as crianças são agentes transformadores, educam as pessoas que estão em seu entorno, cobrando ações corretas,contribuindo cada vez mais para a melhoria de vida no planeta.Nossa cultura herdou uma visão de infinitude de recursos naturais e que precisa ser rapidamente trabalhada devido a gravidade da degradação do nosso planeta e do desequilibrio que ele sofre a custa de uma maneira incorreta de agirmos e nos comportarmos .

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  3. Hoje, como temos muita tecnologia, podemos incentivar os alunos a utilizá-la para ver informações sobre o nosso meio e como ajudar a destruir menos ou deixar de destriu aos poucos. Podemos usar argumentos que chamem atenção, assim como alguns vídeos, excurções para que eles possam ver e sentir o que está acontecendo e o que fazemos hoje e como podemos ajudar a previnir tal meio em que vivemos e poupando os que ainda virão.
    Uma sugestão para todos os educadores, a "Praça Victor Civita" ( em São Paulo), é para todas as idades, e eles verão muita coisa que chamará a atenção e que com jeito de criança, irão ver como podem ajudar nosso planeta com atos simples e simbólicos. ( É aberto para todos os educadores levar seus alunos com agendamento).

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  4. Através da conscientização de que os recursos naturais são limitados, com pequenas atitudes diárias podemos contribuir para frear o processo de degradação ambiental, como por exemplo o de evitar o consumismo, o despercío de água, comida, energia elétrica e outros.
    Somente cada indivíduo fazendo a sua parte podemos mudar o planeta.

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  5. - Se cada educando tiver consciência sobre o enorme problema ambiental, que poderá ser agravado futuramente e der um pouco de si para amenizar o problema, futuramente estarão juntos em prol de uma causa maior em favor do meio ambiente.
    - Desenvolvendo habilidades e atitudes favoráveis, certamente estaremos formando não só cidadãos pensantes e atuantes, mas cidadãos críticos, construtivos e conscientes de seus direitos e deveres.
    - Devemos lutar para que todos, incluindo as pessoas menos favorecidas, de classe social baixa, dêem um basta nos processos que destroem a natureza.
    Para isso devemos fazer com que essas pessoas levantem hipóteses do mundo que o rodeia e conseqüentemente atuem na sociedade e na própria vida pessoal.

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  6. O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relacionadas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. O significado é resultante da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece e também a possibilidade de utilizar o conhecimento em outras situações. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno compreenda problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Várias questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Para isso as situações de ensino deve se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre Meio Ambiente para compreender sua realidade e atuar sobre ela. A participação em atividades dentro da própria escola e em movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade é de fundamental importância para que os alunos possam contextualizar o que foi aprendido. O convívio escolar será um fator determinante para aprendizagem de valores e atitudes em relação ao meio ambiente. A escola é o ambiente mais imediato do aluno e a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a ela se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar. Compreender só não é o bastante. É necessário que os alunos saibam como atuar e como adequar sua prática a esses valores A aprendizagem de procedimentos adequados e acessíveis é de suma importância para o desenvolvimento das capacidades ligadas à participação de ações relativas ao meio ambiente. Ações simples do dia a dia escolar como: manter a sala limpa, apagar as luzes, fechar as torneiras, jogar o lixo no cesto, economizar papel, participar de campanhas da escola ou comunidade são formas de colocar em prática o que foi aprendido.

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  8. Trabalhar valores passa a ser uma prioridade, pois é necessário tocar o indivíduo profundamente, desenvolver seu lado sensível e estimular sua criatividade; aflorar em cada um suas capacidades de solucionar problemas, de engajar-se em processos de mudanças.
    O mundo precisa do professor provocador, que inquiete e estimule os alunos a pensar, questionar, refletir e ousar agir em prol de questões relacionadas ao meio ambiente.`
    Precisamos transmitir aos alunos a noção de que todos podem e devem dar uma contribuição para um mundo melhor, estimulando ações e comportamentos éticos que beneficiem a todos.

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  9. Ao meu prisma educar para o meio ambiente requer persistência, motivação, dedicação, postura e muito diálogo, pois o educador tem que levar em consideração a realidades de seus alunos, depois trazer a mesma na prática constante, dentro e fora da sala de aula. Quando o aluno se apropriar deste conhecimento e começar a usufruir do mesmo, acontece a aprendizagem efetiva.
    Portanto, tem que se formarem cidadãos críticos e atuantes, pois quando há informação consciente, troca desta informação e projetos que partem dos próprios alunos, há conscientização e esperança de mudanças no seu cotidiano em prol do meio em que eles estão inseridos.
    É notório que para diminuir as desigualdades sociais e com a destruição da nossa natureza, em primeiro lugar temos que educar a nossa criança a ter respeito pelo próximo, a não desejar para o outro o que ela não quer para si, ou seja, quando se respeita os direitos humanos e quando se entender que uma atitude impensada e individual pode ser refletida coletivamente consequentemente, os hábitos serão repensados e perceberá que cada ser humano faz parte do ecossistema e por isso temos que preservar tudo ao nosso redor.
    Enfim, quando preservamos o ambiente, estamos preservando também a nossa vida e das outras pessoas que também fazem parte deste ambiente.

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  10. A gravidade da degradação e do desequilíbrio do nosso planeta devido às nossas próprias atitudes deve ser rapidamente pensada e refletida pelas pessoas de modo geral; se cada um se conscientizar e fizer a sua parte poderemos evitar um futuro devastador. Nós, educandos, devemos desenvolver nos alunos habilidades e competências favoráveis ao meio em que ele vive para, assim, formarmos cidadãos críticos e construtivos de seus direitos e deveres. Afinal, todos conscientes da preservação do ambiente, estaremos também, preservando a nossa própria vida.

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  11. A principal função do trabalho visando melhorias na Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade,local e global, para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes e procedimentos. Esse é o grande desafio para a educação, onde serão aprendidos e incorporados, no dia-a-dia na escola: gestos e práticas de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas ações, como: consumismo, violência , preconceito,em um trabalho constante e permanente.
    Sendo assim, desde a Ed. Infantil é prioridade das escolas mostrar o valor de atos como a reciclagem, que é hoje um amplo trabalho que protege, e muito, nossas nascentes, mananciais, florestas e animais que nelas habitam, pois o recicle é uma meta que praticamente é iniciada dentro do lar de cada um, onde envolve toda a comunidade, de maneira consciente e prática, havendo assim, uma verdadeira interação entre família, comunidade local e global

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  12. Infelizmente o que está ocorrendo atualmente é um desequilíbrio entre o homem e a natureza, os interesses financeiros estão falando mais alto do que o cuidado com o que é de todos (água, solo, ar,...).
    Nosso papel como educadores é resgatar o valor pela vida, pensar nos outros seres humanos, valorizar o “ser” e não tanto o “ter”.
    Primeiramente, todo ser humano deve se sentir parte do meio ambiente, com as crianças, acredito que temos que despertar nelas, o cuidado com o corpo, com a saúde, com o que está ao seu redor, resgatar valores, que elas saibam partilhar com os colegas: brinquedos, lanche, etc, pois, se desde pequenos pensarem nos outros, também se sensibilizarão com o meio ambiente, que é de todos, temos direitos, mas também deveres , onde quer que estejamos, como diz a fábula do Beija-flor , cada um deve fazer a sua parte para ter sucesso no final “apagar o incêndio na floresta que é de todos”, se cada um deixar que o outro faça, talvez ninguém vá fazer!
    Assim estamos iniciando um processo de conscientização, de cidadãos pensantes e atuantes.

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  13. O trabalho com a Educação Ambiental deve ser diário, mostrando às crianças que elas fazem parte desse ambiente, que portanto vão sofrer as consequencias futuras de um mau uso da natureza. Eles devem saber se respeitar e respeitar os outros. Conhecer seus direitos e deveres com o ambiente,formar conceitos, e através disso ser críticos e ter atitudes conscientes quanto ao próprio bem estar e das pessaos á sua volta,saber que os recursos são finitos. Ter uma postura crítica quanto a preservação e ao bom uso dos recursos naturais não é fácil diante de uma sociedade materialista e egoísta em que vivemos, mas, semeando dia após dia, uma sementinha há de germinar e colheremos bons frutos conseguindo quem sabe formar com esses alunos uma sociedade mais responsável e solidária.
    Com nossos alunos podemos ensiná-los a jogar lixo na lixeira, reciclagem,apagar as luzes quando não estão na sala, economizar a água com atitudes diárias;( escovando os dentes, lavando a louça, tomando banho etc), são atitudes que aprendendo na escola, irão ensinar a família em casa. Acredito que pelo menos um pouco ajudaremos na luta em favor ao nosso planeta.

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  14. A NOVA PERSPECTIVA É REALIZAR DIVERSOS PROJETOS ESCOLARES QUE POSSAM MUDAR OS HÁBITOS D DOS ALUNOS.
    MESMO NAS MAIS PEQUENAS AÇÕES OS RESULTADOS SERÃO POSITIVOS E VEREMOS NO FUTURO.A CONCIENTIZAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA DAR UM BASTA NA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E FORMAR CIDADÃOS PENSANTES E ATUANTES FAZENDO VALER NA PRÁTICA, JOGANDO LIXO NO LIXO, NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA ISTO NÃO SÓ RESULTA NO BEM PRÓPRIO MAS SIM PARA LONGAS GERAÇÕES.

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  15. A consciência que tudo aquilo que nos acontece é, de uma forma ou de outra, responsabilidade nossa, isso nos dá a possibilidade de mudar a nossa realidade em prol de uma cousa maior... “ A VIDA”.
    Não podemos mudar o outro... mas, sempre podemos transformar em nós o que nos incomoda no outro e isso muda tudo ao nosso redor, incluse “os outros”, ou seja, temos que ser o exemplo de cidadão pensante e atuante para envolver as pessoas ao nosso redor.
    Portanto, o que vemos de errado no próximo também existe em nós, somos todos UM, e assim na medida em que você melhora o mundo também melhora, ou seja devemos assumir a responsabilidade do processo de destruição da natureza e pouco a pouco a utopia de um mundo sem desigualdade poderá virar realidade.

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  16. Sabemos como é complicado educar para que cada um dê um pouco de si em prol de uma causa maior e o melhor caminho é servindo de exemplo para que a criança faça sua observação e tenha sua própria ação. Nem sempre isso é possível, precisamos escolher assuntos a serem trabalhados que estejam adequados ao nível de cada faixa etária, nos quais as crianças consigam trabalhar suas próprias ações para que possam encontrar respostas que testem suas hipóteses, suas observações, o estabelecimento de suas ações podendo chegar assim à sua compreensão que é objetivo da educação ambiental no contexto em que vive.
    Para formar cidadãos pensantes e atuantes, que tenham a coragem de dar um basta a processos que destroem a natureza e aumentam as desigualdades entre os seres humanos é necessário permitir ao aluno a investigação, a comunicação, debate de fatos e ideias, oportunizar o desenvolvimento de capacidades que despertem a inquietação diante dos problemas ambientais, buscando e exigindo explicações dos processos que destroem a natureza.

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  17. Através primeiramente do próprio exemplo, posteriormente levando os alunos a pessquisarem, questionarem os dados encontrados e possíveis soluções para ploblemas como aquecimento global, tratamento do esgotoo, lixo, etc...
    Assim eles se conscientizarão de que cada ser humano tem sua cota de responsabilidade e começarão a mudar os habitos na próprias casas, e essa mudança poderá alastra-se para a sociedade.

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  18. Acredito que a educação é o instrumento primordial para obtermos êxito na realização de um trabalho sobre a educação ambiental. Para tanto, é fundamental despertar a conscientização de que as atividades socioeconômicas devem estar em harmonia com a questão ambiental. Isso não significa limitar o desenvolvimento, mas sim incentivar atitudes responsáveis.
    Dessa maneira, é essencial trabalharmos a formação de valores éticos e morais e de práticas simples, que permitam o melhor relacionamento entre as pessoas e o mundo em que vivem.
    Compartilho, ainda, com a professora Guisley a idéia de que esse trabalho deve ser iniciado na educação infantil, pois devemos incentivar desde cedo os hábitos de cuidado com a natureza.

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  19. AS ESCOLAS SÃO ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É A FORMA DE INTERAGIR DIRETAMENTE COM A COMUNIDADE E OPERAR MUDANÇAS NA SOCIEDADE.PRECISAMOS ENSINAR NOSSOS ALUNOS A CONSIDERAR QUE AS CONSEQUENCIAS FUTURAS DAS AÇÕES DE HOJE É UMA ATITUDE SÁBIA E RESPONSÁVEL. ESSA É A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE:AGIR DE FORMA QUE TODOS SEJAM RESPEITADOS.O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DEVE LEVAR EM CONTA O IMPACTO NO AMBIENTE E NA SOCIEDADE.
    NÓS PROFESSORES, PRECISAMOS REUNIR E DIFUNDIR CONHECIMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE, DESTACAR SUA IMPORTÂNCIA, ESTIMULAR AS BOAS PRÁTICAS, SERVIR DE REFERÊNCIA, AMPLIAR CONSCIÊNCIAS E QUALIFICAR ATITUDES.
    É PRECISO ACORDAR PARA A NECESSIDADE DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E IMPEDIR A DESTRUIÇÃO DA PRÓPRIA ESPÉCIE.

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  20. Precisa fazer com que os alunos reflitam no que esta acontecendo e por que esta acontecendo e o que poderemos fazer para mudar e como poderemos agir.Assim mudando nossas atitudes podemos mudar e diminuir as desigualdades e os processos de destruição da natureza.Com tudo teremos um mundo melhor e mais saudável.Cada um fazendo uma parte e juntos transformaremos a realidade que hoje nos afetam. Incentivar os alunos que é preciso preservar a natureza e não poluir e nem desmatar.

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  21. DEVEMOS CONCEITUALIZAR NOSSOS ALUNOS E MOSTRAR QUE PEQUENAS ATITUDES FARÃO DIFERENÇA A LONGO PRAZO E FREAR O PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DO NOSSO PLANETA( DESPERDIÇIO DE ÀGUA NO BANHO, LAVANDO LOUÇAS, ESCOVANDO OS DENTES,..), FAZENDO ASSIM, CIDADAÕS CRÍTICOS , CONSTRUTIVOS E CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES.AFINAL, TODOS CONSCIENTES DA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE ESTAREMOS PRESENVANDO A NOSSA PRÓPRIA VIDA.

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  22. A conscientização ambiental é fundamental para um futuro melhor.
    Pensando assim: “Proteger e conservar: Obrigação de todos” exprime a idéia de que a defesa do meio ambiente é fundamental na sociedade.
    A preocupação com o equilíbrio ambiental é um tema cada vez mais atual e a disposição de informações adequadas viabiliza esforços de todos; desenvolver ações a favor do meio ambiente e evitar desperdícios de recursos naturais não são mais ações apenas de ambientalistas.
    Assim, como educadora de crianças do ensino infantil e sabendo que são os menores que se conscientizam mais facilmente e cobram ações adequadas dos adultos, procuro através de ações simples, no dia-a-dia, cientificá-los da necessidade da preservação do meio ambiente.

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  23. Educar é preparar para pensar certo, no sentido de tornar apto a agir, a mudar, a criar,
    inovar, criticar, a cooperar, a recomeçar ou voltar atrás se for preciso, a ter esperança e
    comprometimento com o futuro e, ainda, buscar o conhecimento.
    Podemos concluir que o verdadeiro sentido da Educação está em orientar um novo
    sentido de viver e atuar valorizando acima de tudo a vida.

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  24. As práticas de Educação Ambiental não devem apenas transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, mas também mudanças de comportamento, determinação para a ação e a busca de soluções para os problemas. É nesse ponto que a Educação Ambiental proporciona a formação crítica e consciente do cidadão.
    O professor desempenha papel fundamental,contribuindo para que a escola se torne um lugar onde são propostas situações que possibilitem à criança, pensar e tuar criticamente, pois é através da prática pedagógica reflexiva que ocorrerão as mudanças.

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  25. NÃO BASTA SOMENTE DAR EXEMPLOS, O VALOR SE DÁ NA PRATICA EDUCATIVA, ONDE ESCOLA, ALUNO, FAMILIA E COMUNIDADE TRABALHEM EM PROL DO MESMO OBJETIVO QUE É CUIDAR E PRESERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE QUE É O NOSSO PLANETA, NOSSA CASA. CONSTRUINDO JUNTOS NOVOS VALORES E ATITUDES, SENDO ESTE UM PROCESSO QUE DEVE COMEÇAR DESDE CEDO, ONDE A ESCOLA USE COM CONSCIENCIA OS RECURSOS NATURAIS (AGUA E ENERGIA ELETRICA) SENDO ACESSIVEIS NAS AÇÕES DO COTIDIANO, FAVORENDO A APREENSÃO DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS, ATRAVES DA ESCOLHA DE TEMAS Q PERMITAM AO ALUNO INTERAGIR E SE ENOLVENDO DE FORMA REFLEXIVA, CRITICA E PARTICIPANDO ATIVAMENTO DAS CAUSAS AMBIENTAIS E SOICIAIS.

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  26. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É MUITO MAIS DO QUE CONSCIENTIZAR SOBRE O LIXO,RECICLAGEM,...É TRABALHAR SITUAÇÕES QUE POSSIBILITEM NOSSOS ALUNOS PENSAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE QUE OS CERCA,É PARTICIPAR ATIVAMENTE DOS PROBLEMAS E TENTAR RESOLVE-LOS DE ALGUMA FORMA.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SERÁ UM ELO ENTRE TODAS AS DISCIPLINAS E PREENCHERÁ UMA LACUNA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, QUE É A VALORIZAÇÃO DA VIDA E, PORTANTO,DO MEIO AMBIENTE.
    ESTIMULAR A MUDANÇA PRÁTICA DE ATITUDES E A FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS COM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS,DESTA FORMA FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE ÉTICA DE NOSSA ESPÉCIE E O PRÓPRIO PLANETA COMO UM TODO. CADA UM FAZENDO SUA PARTE ,NOSSO PLANETA SERÁ SALVO.

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  27. Devemos estar atentos aos alunos e orientá-los para que aprendam a utilizar os meios naturais de forma adequada para que possamos viver e conviver melhor. Buscando demonstrar que atitudes simples fazem a diferença, levando-os a refletir sobre suas atitudes diárias.
    Para formar cidadãos pensantes e atuantes estes devem ser sensibilizados a pensar sobre os reflexos de suas ações para o meio ambiente e buscar meios para modificar atitudes objetivando um futuro melhor.

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  28. Entendo que nós professores devemos aliar prática e ensino, para que desperte nos alunos o sentimento de preservação. É preciso que os alunos se conscientizem na prática a necessidade da preservação.

    Sabemos que é difícil, mas cada professor deve se empenhar para conseguir resultados práticos.

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  29. Devemos conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e ensiná-los pequenas ações, como por exemplo: jogar o lixo no lugar certo, evitar o consumismo, o diperdicio de água e energia elétrica, assim através de pequenas atitudos e ações participativas estaremos educando e preparando-os para serem cidadãos partipativos e atuantes na defesa do meio ambiente.

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  30. - Se cada educando tiver consciência sobre o enorme problema ambiental, que poderá ser agravado futuramente e der um pouco de si para amenizar o problema, futuramente os educandos estarão em prol de uma causa maior em favor do meio ambiente.
    - Desenvolvendo habilidades e atitudes favoráveis, certamente estaremos formando não só cidadãos pensantes e atuantes, mas cidadãos críticos, construtivos e conscientes de seus direitos e deveres.
    - Devemos lutar para que todos, incluindo as pessoas menos favorecidas, deem um basta nos processos que destroem a natureza. Para isso devemos fazer com que essas pessoas levantem hipóteses do mundo e conseqüentemente atuem na sociedade, no meio ambiente e na própria vida pessoal.
    Silvana Paulucci Ferreira

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  31. É muito importante que desde bem pequenos seja trabalhado nas crianças a conscientização sobre a importância de se preservar e cuidar dos recursos naturais não só na escola, mas também as famílias precisam reforçar em casa, através de atitudes simples como economizar água na escovação dos dentes, ao lavar a calçada, não depredar patrimônio público, seja ele natural ou cultural, etc.
    É preciso ter a consciência que se não começarmos hoje pequenas mudanças no nosso cotidiano (pequenas mas que no coletivo se transformam em grandes mudanças), serão as futuras gerações que sofrerão as piores conseqüências.

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  32. A Educação Ambiental é um Desafio Presente,portanto faz-se necessário informar o homem sobre as interrelações existentes no universo e possíveis conseqüências de todas as ações, e educar para que todos assumam seus compromissos, havendo conscientização voltada à realidade do ser humano. A qualidade de vida melhorada liga-se diretamente à harmonia do homem e da natureza, havendo mudança nas atitudes do ser humano diante dos seus hábitos. A Educação Ambiental não trata somente do ambiente.Ela visa uma mudança no comportamento das pessoas. Não deve ser encarada como uma disciplina, pois seu desenvolvimento ocorre em todas as disciplinas, e em todos os conteúdos, relacionando-os ao homem e sua vida. A Educação Ambiental, busca solucionar problemas com carater interdisciplinar, integrando a comunidade, onde o indivíduo está inserido. A dominação irracional do homem sobre a natureza e a exploração gananciosa dos recursos
    naturais estão colocando em risco a sobrevivência da humanidade. Uma nova consciência ecológica e uma nova postura ética do ser humano perante a natureza tornam-se necessárias.Assim, a Educação Ambiental surge, não como uma nova disciplina,mas como um conjunto de práticas educacionais, procurando inserir uma nova consciência ecológica em todas as disciplinas do currículo escolar. As práticas de Educação Ambiental não devem apenas transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, mas também mudança de comportamento, determinação para a ação e a busca de soluções para os problemas. É nesse ponto que a Educação Ambiental proporciona a formação crítica e consciente do cidadão. Na Escola, o professor pode contribuir muito para que a escola se torne um lugar onde são propostas situações que possibilitem ao aluno, pensar e trabalhar criticamente, pois é através da prática pedagógica reflexiva que ocorrerão as mudanças esperadas.
    A Educação, em todos os níveis e sob todas as formas, tem a obrigação moral de desenvolver e se envolver na preservação do meio ambiente, pois tem por objetivo o bem-estar da sociedade que, necessariamente, passa pela garantia da sobrevivência das espécies e do próprio planeta.Os sistemas educacionais devem reforçar a necessidade de mudança de atitudes e de comportamento, explicita nos valores de uma sociedade em transformação. A Educação Ambiental,é imprescindível para deter a crise mundial do meio ambiente, deve ter enfoque interdisciplinar e ser desenvolvida em todos os níveis de ensino. Educação Ambiental deve propor questionamentos, deve ser considerada em primeiro lugar na escola como um todo, depois das relações que se dão no ambiente escolar, familiar e da sociedade de maneira geral. Ela deve auxiliar os estudantes a adquirir conhecimentos, formar convicções que os ajudem na discussão dos conceitos e valores fundamentais, uma vez que a responsabilidade é de cada ser humano.
    Diante das considerações levantadas, pode-se concluir que Meio Ambiente e Educação são temas de igual abrangência e importância, e devem buscar soluções que possam devolver ao Meio Ambiente pelo menos
    em par te o equilíbrio roubado pela tentativa do homem de crescer e dominar a Natureza.
    A Educação é a única forma de preservar o meio em que vivemos.

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  33. O trabalho das instituições de ensino juntamente com a sociedade é de fundamental importância para transmitir esse gradativo processo que é a educação ambiental. Assim com pequenas atitudes nós, educadores, podemos incutir no aluno inicialmente uma consciência ambiental voltada a práticas simples como a reciclagem, o desperdício de água e energia, entre outras.

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  34. A questão ambiental é uma questão muito ampla e devido a sua importância, têm que ser abordada e trabalhada em sala de aula por todos os educadores e nas mais diversas áreas do conhecimento.
    É importante que tenhamos muitas propostas enquanto profissionais da educação no tocante a proteção do meio-ambiente. Temos que ler, estudar, estimular pesquisas, indicar sites e, principalmente, fazer com que os estudantes percebam que precisam mudar suas atitudes em relação ao mundo natural.
    Não basta dizer que devemos jogar papel no lixo, promover a reciclagem de materiais, evitar queimadas ou plantar novas árvores. As crianças e adolescentes que freqüentam nossas escolas devem ser motivadas a se posicionar e praticar ações que realmente revertam em favor da natureza e da vida no nosso planeta.
    Isso significa, por exemplo, manifestar opiniões, enviar petições e abaixo-assinados para órgãos públicos relacionados ao meio-ambiente, participar de manifestações em favor da preservação dos animais e das florestas.
    Estaremos assim formando cidadãos pensantes e atuantes e educando para se ter coragem de dar um basta a processos que destroem a natureza.

    Marta Cristina Bonaldo

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  35. Acredito que conscientizando nossos alunos da importancia em se mudar nossas atitudes e também servindo de exemplo para eles, pois se cada um de nós fizermos a nossa parte por mais simples que seja já fará diferença. Também é importante divulgarmos esses novos hábitos para nossas famílias, amigos, vizinhos e enfim para a comunidade.Assim pequenas ações se tornarão em grandes resultados se todos se unirem em prol de um ideal.
    Para formarmos cidadãos pensantes e atuantes, antes de mais nada é despertar no aluno sua auto-estima e confiança para que acredite em si msmo e em sua capacidade de xercer a cidadania.
    É preciso desenvolver a sensibilidade e o respeito pelo ambiente em que vivemos e acreditar que podemos viver em harmonia sem destruir.

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  36. É preciso fazer com que os alunos reflitam no que está acontecendo e o que poderíamos fazer para mudar o mundo. Precisamos formar cidadãos pensantes e atuantes sobre os reflexos de suas ações para o meio ambiente.

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  37. Acredito que a melhor maneira de educar nossas crianças para as questões ambientais é dando exemplos, sempre mostrando-ljhes fatos reais e próximos. a escola é local dde aprendizado e onde a criança relato sua vicencia, sua experiencia de mundo que nós professores sabemos que são respostas ao que aprenderam, ou seja, nossa devolutiva. Os atos, atitudes, as pequenas ações que diariamente trabalhamos em sala, certamente é exemplo que fica, mesmo que alguns e pequenos, mas que atingiram nossos pequenois. Quando orientados a questões ambientais, desprendem muita atenção e são capazes de saber o que é incorreto, ja que as mesmas estão sende vivenciadas por eles desde que iniciam a vida escolar. Prezamos por formar o pensamento critico diariamente e desde pequenos.

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  38. 3ª oficina
    Para trabalhar com a educação ambiental, derem os ser consciente e mostrar aos alunos, como devemos desenvolver diversos projetos para mudar os hábitos e atitudes e através disso podemos obter ótimos resultados de trabalhos de conscientização do meio ambiente com os alunos.

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  39. Penso que se conscientizando do que está acontecendo hoje, as crianças já estarão dando um grande passo: os jovens e os adultos podem atuar em prol de um desenvolvimento sustentável a partir do momento que começarem a lutar por aquilo que é certo. Foi o que me chamou a atenção a mais ou menos um mês: estava em Jaú nos arredores da Santa Casa quando comecei a conversar com um pessoal: tinha adultos, um jovem e uma criança. O assunto de um momento para o outro começou a ser meio ambiente e o jovem deu uma lição de vida: ele estava andando quando de repente uma senhora (de classe social média alta) jogou um papel de sorvete no chão. Como ele estava atrás, imediatamente abordou a senhora e disse-lhe que precisava pegar o papel e colocá-lo no lixo ou em um lugar para reciclar, senão com a próxima chuva aquele “simples pedaço de papel” que ela tinha jogado fora iria parar no rio. O rio iria transbordar o o “lixo” que ela tinha jogado iria contribuir e muito com o problema de muitas outras pessoas. A mulher parou, ouviu e depois disse-lhe que realmente tinha razão: ações impensadas como aquela é que levavam a acontecer certos “desastres” na natureza e que iria começar a prestar mais atenção no que fazia.
    Então, penso que esta história reflete bem o que a profª Taithy tem nos falado no decorrer desse curso: só mostrando às crianças o que ocorre com o nosso planeta e as consequências disso para o futuro é que nós, educadores, conseguiremos obter mudanças.

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