Educação Ambiental nas escolas municipais



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Educação Ambiental

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

45 comentários:

  1. COMO EDUCADORES DEVEMOS DE MANEIRA RESPONSAVÉL INTERAGIR COM OS ALUNOS, NOS PREPARANDO COMO AGENTES TRANSFORMADORES, ATRAVÉS DE UMA CONDUTA ÉTICA.
    DESTA FORMA SENDO ELEMENTOS CENTRAIS NA APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO Á PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE,DE MODO QUE LEVEM OS DISCENTES A REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES.
    ASSIM, CONSTRUINDO VALORES QUE CONDUZAM A UMA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA COM O AMBIENTE E AS DEMAIS ESPÉCIES QUE HABITAM O PLANETA...

    ResponderExcluir
  2. Eu, como uma futura bióloga tenho base de que todos nós devemos passar tudo aquilo que nos foi útil e que possa fazer as outras pessoas crescerem e que isso faça a diferença. Portanto para com os alunos devemos passar tudo sobre o meio ambiente, não importa como e podendo fazer a diferença para ajudar a manter o meio onde vivemos e sobrevivemos em meio tantas diferenças.

    ResponderExcluir
  3. A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.
    A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentado não é centrado na produção, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre.

    ResponderExcluir
  4. A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas.

    ResponderExcluir
  5. Como educadores dentro da formação de cidadãos preocupados com a Educação Ambiental, devemos primeiramente, rever conceitos próprios sobre como educar e nos reeducar para essa nova situação que o planeta passa, somente assim, poderemos propriciar aos nossos alunos ensinamentos que afetem a sua prática, a sua mudança de atitude e o seu próprio EU como cidadãos do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Nós educadores, através de atitudes simples do cotidiano escolar, devemos trabalhar a Educação Ambiental como forma de despertar nos nossos alunos, um senso de responsabilidade social e conscientizar esses futuros cidadãos que é indispensável cuidar do planeta hoje, como forma de garantir o futuro da humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Nós como Educadores temos o dever de mostrar os nossos alunos a importância e sua responsabilidade com o meio ambiente.
    Ana Paula Capelli

    ResponderExcluir
  8. A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
    A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
    Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

    ResponderExcluir
  9. A escola é o local proprício para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela preservação do meio ambiente. Daí a importancia da educação ambiental ser enfatizada como meio de diagnóstico e busca de soluções.

    ResponderExcluir
  10. Como educadores devemos conscientizar nossos alunos da importância de preservar o meio ambiente, demonstrando que pequenos atos já colaboram com a defesa ambiental contra a poluição, em busca de soluções para um futuro melhor para o planeta.

    Ilse Péscio

    ResponderExcluir
  11. O PAPEL DO EDUCADOR É CONSCIENTIZAR O ALUNO DE QUE ELE FAZ PARTE DO MEIO AMBIENTE, PODENDO ASSIM AGIR POSITIVAMENTE SOBRE ESTE,NO MOMENTO EM QUE O EDUCANDO SE SENTE COMO INTEGRANTE DO MEIO, PODEM SURGIR MUITAS MODIFICAÇÕES POSITIVAS QUE PODEM MELHORAR SUA VIDA E DE SUA COMUNIDADE.NA EDUCAÇÃO INFANTIL É POSSIVEL NOTAR EM ATITUDES TUDO QUE TRABALHAMOS, REÚSO DE MATERIAIS, RECICLAGEM E O USO RACIONAL E CONSCIENTE DO MEIO AMBIENTE EM QUE SE INSEREM.

    ResponderExcluir
  12. Não basta falar de questões ambientais, é preciso praticá-las, ou seja, tratar em sala de aual sobre a necessidade de reciclar não vale nada se no ambiente escolar nada é reciclado.
    A chave é mostrar o valor dessas ações, em classe e no dia a dia. Só assim os alunos poderão, de fato, se sentir como parte do problema, e da solução.
    Trabalhamos em nossa escola o projeto Meio Ambiente Agenda 21, onde fizemos o muro das lamentações e a criança pode colocar tudo que ela considerava de errado. Depois fizemos a árvore dos sonhos onde colocaram tudo que almejavam; por último fizemos o caminho que seria onde as crianças refletiam sobre a soluções dos problemas levantados.
    Trabalhamos também o Projeto Aprender para Ler, Ler para Aprender temas como água, energia, clima, consumo e sustentabilidade.
    No tema água trabalhamos a conscientização, analisamos contas de água, construimos tabelas, gráficos. São temas que podemos trabalhar em um projeto interdisciplinar, envolvendo várias áreas.
    O papel da escola é formar alunos com consciencia ambiental e capacidade de afirmar valores e de fazer opções de carater pessoal e coletivo.

    ResponderExcluir
  13. ATITUDES SIMPLES DEMONSTRADAS E ENSINADAS DIARIAMENTE E CONSTANTEMENTE EM SALA, CONTRIBUEM PARA QUE NOSSA CRIANÇAS PERCEBAM A IMPORTANCIA DE CUIDAR DO AMBIENTE E CONSEQUENTEMENTE DO PLANETA. DEBVEMOS LEVA O ALUNO A SENTIR-SE SUJEITO, MEMBRO DO MEIO EM QUE VIVE, CONSCIENTE DE QUE AS AÇÕES POSITIVAS DE CADA UM É QUE PODEM MELHORAR AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E QUE ELE É TAMBÉM UM.

    ResponderExcluir
  14. O papel do professor na educação ambiental é fundamental para preservação do meio ambiente. A mudança de atitude só será possível quando tomarmos consciência da importância de fazermos nossa parte e conseguirmos trasmitir aos nossos alunos essa consciência, sabendo que mesmo que seja pequena a contribuição como por exemplo não jogar papel nas ruas, economizar água, energia e contribuir com projetos ambientais, o resultado será grande. A formação de crianças conscientes começa na escola. Educar para termos um ambiente saudável e limpo é algo essencial. As atitudes que tomamos no dia-a-dia é que farão a diferença, cada um de nós tem a sua responsabilidade.

    Marta Cristina Bonaldo

    ResponderExcluir
  15. Acredito que a educação ambiental nas escolas se faz presente a partir do momento em que a professora se dispõe, juntamente com seus alunos, a descobrir e trabalhar os problemas enfrentados no contexto em que vivem, firmando, assim, uma proposta que surge do cotidiano, do desejo de saber, aprender e mudar, através da criação coletiva/individual, das reflexões e da busca pela melhoria da qualidade de vida começando pela sala de aula nas pequenas ações do cotidiano.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que a educação ambiental nas escolas ao longo dos anos,os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes,que lhes permitam ser capaz de conhecer a organização do espaço e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações.Compreender que as melhorias nas condições de vida tem um custo sócio ambiental.Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis.Perceber a relação entre a qualidade de vida do ambiente saudavel.Conhecer o conhecimentos previ-os dos alunos em relação ao meio.

    ResponderExcluir
  17. ACREDITO QUE O PROFESSOR DEVE ATUALIZAR-SE CONSTANTEMENTE PARA ATUALIZAR SUA PRÁTICA DOCENTE, UTILIZANDO-A NO SEU DIA A DIA, MOSTRANDO ASSIM O VALOR DAS AÇÕES DISCUTIDAS EM SALA DE AULA, FAZENDO COM QUE SEU ALUNO REALMETNE SE SINTA PARTE DO PROBLEMA E TAMBÉM DA SOLUÇÃO DO MESMO. CONTEXTUALIZANDO AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOSSOS ALUNOS GANHARÃO CONDIÇÕES DE PERCEBER SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR, USANDO COM CONSCIENCIA OS RECURSOS NATURAIS. ISSO TUDO SE DÁ ATRAVES DE UMA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SOCIAIS E AMBIENTAIS, CONSTRUINDO ASSIM VALORES E ATITUDES PASSANDO-AS ADIANTE (FAMILIA, AMIGOS...) TAMBÉM DEVEMOS DAR EXEMPLOS DE ETICA E CIDADANIA, POIS PEQUENOS GESTOS, VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS!!!

    ResponderExcluir
  18. NÓS EDUCADORES TEMOS GRANDE RESPONSABILIDADE QUANTO AO TRABALHO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AOS NOSSO ALUNOS, MAS É FUNCAMENTAL QUE PRIMEIRAMENTE ESTEJAMOS PREPARADOS, INTERADOS DO ASSUNTO E, COMO XITOU A COLEGA VERINHA, NOS REEDUQUEMOS PARA QUE POSSAMOS SER, PRIMEIRAMENTE, EXEMPLOS DE CONDUTA PARA ELES, ATRAVÉS DE NOSSAS AÇÕES E NÃO APENAS DE UM DISCURSO "ECOCHATO", POIS O MEIO AMBIENTE ENGLOBA TODAS AS RELAÇÕES SOCIAIS.

    ResponderExcluir
  19. O PROFESSOR,COMO EDUCADOR E MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DEVE CONSCIENTIZAR OS ALUNOS DA NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PARTINDO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DE MANEIRA INTERDICIPLINAR,DESCOBRIR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS NO MEIO EM QUE ESTÃO INSERIDOS DE FORMA QUE CADA UM FAZENDO SUA PARTE, COLHERÃO RESULTADOS POSITIVOS PARA O PLANETA.

    ResponderExcluir
  20. O PAPEL DO EDUCADOR QUANTO AO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS,POIS TRABALHANDO O TEMA NO NOSSO COTIDIANO, NOS PREPARAMOS PARA SERMOS AGENTES TRANSFORMADORES DO MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  21. Segundo Morin, em “os sete saberes necessários a educação do futuro”, um dos novos perigos que nos cercam é o da “morte ecológica”, isso porque, o desenvolvimento humano esta degradando a biosfera e ameaçando o meio ao qual pertencemos.
    Acredito que nós somos os profissionais fundamentais para mudar esta realidade. Como professores, devemos motivar e incentivar os alunos a terem atitudes responsáveis que possibilitem a todos melhor qualidade de vida, sem colocar em risco o planeta em que vivemos.
    É essencial fazer com que os alunos compreendam que ter consciência dos problemas ambientais significa estar envolvidos com questões sociais, políticas, econômicas e ecológicas.

    ResponderExcluir
  22. A Educação Ambiental é uma tarefa individual e coletiva, a escola tem um papel fundamental: despertar o interesse e o compromisso com as questões relacionadas ao meio ambiente para que cada indivíduo utilize os recursos naturais com consciência e responsabilidade formando uma sociedade sustentável.
    Através de gestos simples do cotidiano podemos fazer a diferença para as gerações futuras,caso contrário a nossa espécie poderá ser extinta.

    ResponderExcluir
  23. O principal papel do educador é de conscentizar os seus alunos de que ele é uma peça positiva para o Meio Ambiente e, que deve atraves de pequenos gestos fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  24. A Educação Ambiental é fundamental para que nossa própria espécie não seja extinta, e a escola tem o dever de conscientizar os alunos a preservar o Meio Ambiente com amor e responsabilidade, fazendo uso correto dos recursos naturais, sem desperdício; através de pequenos gestos do dia a dia. E agindo de forma consciente diante de qualquer situação de risco à natureza.

    ResponderExcluir
  25. Como educadores devemos agir em defesa do planeta, formando um aluno crítico, provocando mudanças de atitudes. Esse é o ponto de partida para construir uma consciência ambiental e, assim, garantir que as novas gerações passem a lutar dentro (e fora) do espaço escolar por um mundo mais sustentável

    ResponderExcluir
  26. Meio ambiente é tema presente em todas as áreas da sociedade e principalmente na educação onde a enfase deve ser maior, pois ela é a base para uma conscientização geral.

    ResponderExcluir
  27. GUISLEY
    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO ONDE O MAIOR OBJETIVO É TRANSFORMAR A TEORIA EM PRÁTICA, POIS PRECISAMOS COM MUITA LUTA ATIVAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, SENDO QUE CHEGOU A HORA DE MELHORARMOS, E MUITO, O PLANETA EM QUE VIVEMOS E ACREDITO QUE SOMENTE COM FORÇA, DETERMINAÇÃO,INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO É QUE PODEMOS MUDAR O RUMO DO NOSSO ECOSSISTEMA

    ResponderExcluir
  28. Assim como nossa colega Vania comentou, também acredito que é através de atitudes simples no dia-a-dia que devemos trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando os alunos da importância em se preservar e cuidar do meio em que vivemos.

    ResponderExcluir
  29. Quando falamos em “MEIO AMBIENTE”, por ser um tema muito amplo abre um leque de possibilidades para ser trabalhado.
    No entanto, devemos focar em mudanças de atitudes (conscientização) e assim esperarmos uma geração de pequenas ações que resultarão em grandes resultados.

    ResponderExcluir
  30. Assim como todos ja disseram a importância do papel do professor em relação a educação do "Meio Ambiente" é fundamental. Pois como professores semeamos e assim os alunos irão espalhar esta sementinha. Nós como educadores estamos fazendo nosso papel, mas não devemos esquecer tambem que tem que ter um trabalho em conjunto com a população e família.

    ResponderExcluir
  31. nós professores temos a funçao de educar as crianças para a educaçao ambiental, pois estes estão inseridos em uma sociedade que necessita desta presservação, e cabe a cada um de nós fazer a nossa parte na preservaçao deste meio.
    Nao podemos nos esquecer que a família também deve estar presente durante esta aprendizagem, pois quando unimos escola- família- aluno, tudo fica mais facil para todos.

    ResponderExcluir
  32. A função do educador na educação ambiental é fazer com que o aluno através de ações reflexivas e práticas aprenda a cuidar de tudo que esta em sua volta,tendo responsabilidade e respeito com a natureza.Aprender a fazer uso consciente dos recursos naturais possibilitando a construção de um mundo sustentável.
    Despertar no aluno o interesse em colaborar com a conservação do meio ambiente e conscientizar seus familiares e comunidades garantindo uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  33. Acredito que todo professor tem que educar suas crianças diariamente para a educação ambiental, mostrar que cada atitude sua, pensada ou não, reflete na preservação ou destruiçao do nosso meio ambiente.Deve - se transmitir valores, pois quando há respeito mútuo entre as pessoas, consequentemente fica mais facil respeitar também o meio em que vive.

    ResponderExcluir
  34. Como educadores devemos rever nossas atitudes e trabalhar a Educação Ambiental, despertando nos alunos uma responsabilidade social, comportamentos construtivos, colaborando para a formação de uma sociedade mais consciente e crítica em relação à preservação e a sustentabilidade de nosso planeta, mesmo com os pequenos ensinamentos no dia a dia.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com os comentários apresentados. O trabalho com Educação Ambiental tem que envolver a persistência e uma visão local e global,é preciso investir os ideais, independente do que pensa a maioria e, citando Aurora Costa:

    "Se me perguntas por que faço,
    te digo que faço porque acredito
    que tanto participam do processo
    os que fazem como os que se omitem.
    Melhor participar fazendo.
    Se me perguntas por que insisto,
    te digo que insisto porque
    tenho um ideal."

    ResponderExcluir
  36. Para que haja educação ambiental precisamos de um agente transformador e de um agente que mude suas ações diante do meio em que vive. Dessa forma, preparar alunos atuantes e críticos deve ser prioridade no ensino atual: assim, se conscientizando de seu papel na sociedade, o aluno aos poucos irá mudando seu modo de ver e tratar o mundo.

    ResponderExcluir
  37. A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É MUITO MAIS DO QUE CONSCIENTIZAR SOBRE O LIXO,RECICLAGEM,...É TRABALHAR SITUAÇÕES QUE POSSIBILITEM NOSSOS ALUNOS PENSAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE QUE OS CERCA,É PARTICIPAR ATIVAMENTE DOS PROBLEMAS E TENTAR RESOLVE-LOS DE ALGUMA FORMA.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SERÁ UM ELO ENTRE TODAS AS DISCIPLINAS E PREENCHERÁ UMA LACUNA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, QUE É A VALORIZAÇÃO DA VIDA E, PORTANTO,DO MEIO AMBIENTE.
    ESTIMULAR A MUDANÇA PRÁTICA DE ATITUDES E A FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS COM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS,DESTA FORMA FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE ÉTICA DE NOSSA ESPÉCIE E O PRÓPRIO PLANETA COMO UM TODO.SE CADA UM FAZER SUA PARTE, NOSSO PLANETA SERÁ SALVO.

    ResponderExcluir
  40. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Ao longo da história, o homem transformou–se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de comunicação com a natureza e com os outros, mas foi uma ação sem planejamento, como se cada um fosse único no lugar e que sua ação jamais teria conseqüência nem para si muito menos para os outros e com os atuais acontecimentos parou para refletir e percebeu que se não tomar uma providência as conseqüências serão desastrosas para toda a humanidade. A educação ambiental é hoje uma prioridade e deve ser diária e contínua em todos os lugares como: escola, família, instituições, é necessário utilizar todos os meios de comunicação e educação para conscientizar as pessoas de que são parte integrante do meio ambiente e que suas ações individuais de agressão à natureza terão uma reação local e global. Como educadores devemos fazer a nossa parte imitando o beija-flor da fábula e se conseguirmos que mais alguns alunos tomem consciência da importância desse respeito ao meio ambiente e se eles forem multiplicadores então teremos algumas sementes germinando e a esperança de um mundo melhor e mais preservado estará garantida.

    ResponderExcluir
  41. EU COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEBO QUE SÃO NAS ATITUDES SIMPLES DO COTIDIANO QUE INTERAMOS E ENSINAMOS NOSSOS ALUNOS, A IMPORTÃNCIA
    DO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE , TRANSMITINDO VALORES E ETICA QUE CONTRIBUIRÃO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER.

    ResponderExcluir
  42. Concordo com as colegas e acho que como educadores, devemos trabalhar muito a conscientização com nossos alunos, de forma simples e objetiva, mostrando a eles que somos os responsáveis por nossas atitudes.Sendo conscientes na preservação e cada um fazendo sua parte, com certeza chegaremos ao nosso objetivo final com o meio onde vivemos.

    ResponderExcluir
  43. Nós como educadores devemos conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e prepará-los para serem cidadãos participativos na busca de soluções para preservação do meio ambiente em que vivemos, assim futuramente teremos uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  44. Trabalhamos temas relacionados ao meio ambiente. Salientando sempre a questão do lixo, água, solo.


    Fala-se muito sobre cidadania e formar cidadãos conscientes.
    Baseando-se nisso é que temos que conscientizar nossos alunos da importância do meio como um todo e que somos parte dele.
    Temos uma infinidade de recursos para conscientizá-los, devendo começar pela casa de cada aluno, pois sabemos,estudamos, falamos, fazemos cursos sobre o meio e todo processo de reciclagem, mas ainda nós educadores não agimos 100% para a luta contra a destruição do meio em nosso próprio lar

    ResponderExcluir
  45. 2 ª oficina
    Como educadora, temos que conscientizar os alunos, dentro do seu cotidiano e da importância do meio ambiente e assim podemos recuperar o nosso planeta, e trazer beneficio para as futuras gerações.

    ResponderExcluir