Educação Ambiental nas escolas municipais



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Reflexão ao término das oficinas

A formação de professores em Educação Ambiental possibilita o exercício desta no ensino formal?


Para você o que é capacitar em Educação Ambiental o professor do ensino fundamental?


O professor capacitado de fato aplica o que aprendeu? Como? Qual é o indicador?

39 comentários:

  1. Acredito que a formação consciente e efetiva de professores em Educação Ambiental possibilita o exercício da mesma no ensino formal. Já que é evidente a necessidade de mudar o comportamento das pessoas em relação à natureza, no sentido de promover sob um parâmetro de desenvolvimento sustentável, a compatiblilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos para a qualidade de vida de todos, ou seja, sabendo usufruir da natureza e ao mesmo tempo preservar para as gerações futuras.
    Cabe salientar, que na minha visão, capacitar em Educação Ambiental seria construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio em que está inserido, refletir sobre a importância da Educação para uma nova ética ambiental através da socialização de indivíduos, consequentemente, o educando teria uma base mais sólida acerca das questões ambientais, assim como num futuro próximo, irá tornar um multiplicador ambiental.
    Enfim, quando o professor se torna capacitado, vai depender de seu comportamento, compromisso e relevância de Educação Ambiental, ou seja, do que ele interioriza, de seus valores éticos, sociais, econômicos e filosóficos para passar, através de prática e teoria, seu conhecimento para seus alunos. Sendo o indicador fundamental é a sua conduta, pois os alunos percebem no seu cotidiano a postura de seu professor e acaba se espelhando nele. Por isso, acredito que uma ação vale mais que mil palavras, ou seja, não adianta o professor fazer um belo discurso na sala de aula sobre preservação do meio ambiente se o mesmo também não preserva diariamente na sala de aula com os seus alunos, na sua casa e na sua comunidade.

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  2. O conteúdo referente a educação ambiental pode e deve ser desenvolvido em qualquier etapa do ensino, desde que seja adequado a faixa etária dos alunos.
    A capacitação em educação ambiental promove ao professor do ensino fundamental o conhecimento científico sobre o tema, estimulando a aplicar em sala de aula.

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  3. A formação de professores em educação ambiental possibilita cada professora aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso para a sua própria experiência pessoal e profissional.
    Capacitar em Educação Ambiental o professor do ensino fundamental é desenvolver habilidades e sugestões sobre o assunto para que cada aluno aplique o que aprendeu não só na escola, mas para transformar a sociedade e o mundo que o rodeia.
    O professor capacitado aplica o que aprendeu através dos conhecimentos adquiridos no decorrer de sua própria formação e aperfeiçoamento pessoal e profissional.

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  4. A formação de professores em Educação Ambiental irá favorecer o exercicio e a aprendizagem da mesma no ensino formal, pois o professor estando capacitado terá mais recursos e conhecimentos pra trabalhar em sala de aula.
    O professor tem que ser o exemplo pra o educando, não somente ensinar valores sociais, atitudes e ações voltadas para a preservação do meio ambiente, mas também estar inserido nesse processo.
    ROSE RESSINETTE

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  5. A formação de professores em EA possibilita o exercício desta no ensino formal, pois quanto mais compreendermos e conhecermos as características específicas da EA teremos um correto desempenho das atividades,propiciando nos alunos o desenvolvimento de valores e atitudes conscientes e participativos a respeito da conservação e a adequada utilização dos recursos naturais.Capacitar o professor é nada mais,que sensibilizar para as questões ambientais e motivar a multiplicação desta aprendizagem em sua escola/casa/bairro/cidade, de maneira a levar os alunos,e comunidade a pensar nos problemas ambientais decorrentes do mau uso.O professor comprometido de fato com a educação, aplica o que aprendeu através de uma conduta ética, pois o aluno observa muito suas atitudes se espelhando nele.

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  6. A formação dos professores em Educação Ambiental possibilita o exercício da mesma no ensino formal, pois é evidente a necessidade de usufruir da natureza e ao mesmo tempo preservá-la para as gerações futuras.
    Capacitar um professor, ou até mesmo um aluno,em Educação Ambiental é construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, competências e atitudes para a conservação do meio em que está inserido. E o professor, acaba sendo um espelho para o aluno, portanto tudo isso deve ser aplicado com responsabilidade e conduta ética.

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  7. REFLEXÃO AO TÉRMINO DAS OFICINAS
    Maria José
    Acredito que somente a formação específica em Educação Ambiental possibilite ao professor o exercício desta no ensino formal com segurança, visto que os conhecimentos adquiridos nas oficinas vão colaborar para o aprimoramento e enriquecimento das aulas. Capacitar o professor em Educação Ambiental é fornecer subsídios para que ele possa melhorar as técnicas e estratégias das aulas, é dar dicas e orientações de como aproveitar todos os momentos possíveis e em todas as matérias para que se encaixem os conteúdos de EA, é indicar os melhores locais de pesquisa de atividades relacionadas ao assunto, enfim é proporcionar um momento de reflexão sobre como estamos tratando o tema em sala. O professor capacitado só vai aplicar o que aprendeu se de fato tomou consciência de seu papel como educador e da importância da EA para todas as pessoas, inclusive deve se policiar para fazer o que sugere aos alunos e não apenas fazer do assunto uma mera teoria, o exemplo dado será muito melhor compreendido pelos alunos, são as atitudes cotidianas que vão formar o aluno consciente da sua participação no processo de preservação do Meio Ambiente. Só existe EA se ela se manifestar na prática, na vida, a partir das necessidades sentidas. O indicador de que o professor capacitado está aplicando o que aprendeu será observado através das atividades preparadas para os alunos e as mudanças efetivas de atitudes deles em relação ao meio ambiente.

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  8. Acredito que a capacitação do professor em Educação Ambiental possibilita ao mesmo usar os conhecimentos adquiridos no ensino formal, além de rever suas próprias práticas e atitudes. Essa capacitação permite ao professor trabalhar os conteúdos de forma mais detalhada. O indicador desse trabalho pode ser observado nas atitudes dos alunos.

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  9. Acredito que a formação de professores em Educação Ambiental abre um leque de possibilidades para desenvolver esse conteúdo com os alunos, adaptando cada conceito à faixa etária que trabalha.
    Capacitar o professor do Ensino Fundamental em EA é dar embasamento teórico, fazê-lo sensibilizar-se com o que está acontecendo à sua volta e não achar que isso é normal deva se acostumar e sim procurar soluções, saber que ele representa uma pessoa importante nessa corrida contra os problemas ambientais e que precisa passar adiante, envolver mais alunos, família, amigos, vizinhos,... Sentir que existem outras pessoas que comungam da mesma ideia.
    O professor já trabalha EA, mas mais capacitado conseguirá aumentar suas estratégias dentro e fora da sala de aula, o indicador é o seu exemplo pessoal e profissional, suas ações nos projetos escolares.
    Eu gostei bastante da capacitação, a formadora doutoranda Taitiany passou sugestões interessantes a serem aplicadas e ou adaptadas para sala de aula.

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  10. A formação de professores em educação ambiental possibilita sim o exercicio desta no ensino formal, pois capacitar em Educação Ambiental os professores do ensino fundamental, implica principalmente em fazer com que eles vivam, no próprio curso de capacitação, uma experiência de
    Educação Ambiental. Ou seja, dar-lhes os instrumentos necessários para serem os agentes de sua própria formação futura.
    Para sabermos se o professor capacitado aplica o que apremdeu devemos observar o interesse e a motivação dos alunos e, principalmente, o grau e a ampliação do aprendizado, as relações estabelecidas entre os diversos âmbitos do conhecimento, as mudanças de atitudes, o
    incentivo à criatividade, a participação na procura e solução dos problemas ambientais, o envolvimento comunitário e a participação
    ativa e democrática, entre outros.

    Marta Cristina Bonaldo

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  11. A formação de professores em educação ambiental possibilita sim o exercício desta em todos os níveis escolares de ensino formal, pois estes espaços sociais são importantes para reflexão, formação e difusão de novas concepções.
    Capacitar o professor em educação ambiental é dar a ele uma base para que compreenda o quanto é importante se trabalhar com o tema Educação Ambiental é nele que se deve plantar as sementes, pois são eles que tem idéias, estimulam o senso crítico e fazem parte ativamente da formação de crianças e adolescentes.
    Acredito que o professor capacitado deva aplicar o que aprendeu de acordo com a idade de seus alunos, adaptando os exemplos de atividades que nos foram passados.Cabe a ele também demonstrar interesse e envolvimento para que possa contagiar seus alunos.

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  12. A capacitação de professores em Educação Ambiental auxilia e muito o professor a ter embasamento para “divulgar” aos seus alunos informações importantes e atuais sobre os problemas que a destruição ambiental causa na vida das pessoas, e no meio em que vivem, ressaltando que as conseqüências afetam a todos, sem distinção de idade ou condição social e comprometem principalmente as gerações futuras.
    Capacitar o professor do ensino fundamental é sensibilizá-lo para que ele também consiga sensibilizar seus alunos, conscientizando-os sobre os perigos que o desequilíbrio ambiental provoca e que são atitudes simples do cotidiano que podem mudar e melhorar esse quadro.
    O professor capacitado deve começar com atitudes em sala de aula como não jogar lixo no chão, apagar a luz e desligar ventiladores quando sair da sala para o recreio ou algum passeio, incentivar o hábito da reciclagem, economizar papel, entre outros hábitos tão simples mas que os alunos tanto observam.

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  13. Acredito sim que a formação de educadores em E.A. possibilita o exercício desta no ensino formal, pois é necessário trabalhar esses temas importantes sempre, seja em matérias específicas ou nas demais.
    Capacitar o professor do E. F. para a Educação Ambiental é muito válido,além do que já sabemos a respeito deste tema, precisamos explorá-lo e trabalhá-lo de forma clara e objetiva com nossos alunos e, sempre há dúvidas, com a capacitação podemos esclarece-las e ensinar de forma correta para os educandos,dessa forma ficamos mais seguros para o ensino.
    O professor aplica sim o que aprendeu, pois no meu caso, várias dúvidas que eu tinha, pude esclarecer e sei que passarei esse conhecimento que adquiri de forma mais clara e com aulas mais atrativas e interessantes.Fazer com os alunos reflitam sobre as atitudes necessárias para que o tema seja tratado com mais seriedade e no dia a dia esse tema fazer parte de nossas atividades

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  14. É muito importante que o professor se interesse e se capacite na áres de Educação ambiental para que possa estar sempre atualizado com as novas práticas na área e assim as tranmita aos seus alunos do dia a dis, não apenas em "aulas teóricas" mas no seu exemplo de vida diário, e na sua vivência com estes alunos na comunidade.
    A aplicação destes conhecimento pode não render grandes índices de mudanças no imediato, estas serão mais percebidas à medida que os alunos forem se conscientizando e aplicnado-as na sua vida cotidiana.

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  15. A FORMAÇÃO POSSIBILITA O EXERCÍCIO DO PROFESSOR NO ENSINO FORMAL, NO ENTANTO, MESMO SENDO CAPACITADO ALGUMAS VEZES A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO IMPOSSIBILITA APLICAR TUDO O QUE APRENDEMOS.
    ISSO PORQUE UM PROFESSOR CAPACITADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE DESENVOLVER PROJETOS QUE PROMOVA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE.
    SENDO QUE PARA CONSEGUIR ESSA MUDANÇA NA SOCIEDADE O PROFESSOR ALÉM DE TER UMA VISÃO AMPLA DA REALIDADE, HÁ NECESSIDADE DO APOIO DE OUTROS DEPARTAMENTOS DO MUNICÍPIO, E ASSIM, OBTER BONS RESULTADOS.
    OU SEJA, O FAMOSO “TRABALHO COLETIVO” QUE ESTA PRESENTE NO DISCURSO, PORÉM NA PRÁTICA... NEM SEMPRE.

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  16. A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM FACILITADOR NA TRANFERENCIA DOS CONHECIMENTOS ESPECIFICOS ADQUIRIDOS NA MESMA AOS ALUNOS, ADEQUANDO A FAIXA ETÁRIA E A RELAIDADE DO ALUNO, MOSTRANDO QUE O MESMO É UMA PEÇA IMPOTANTE E FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE PRESERVAÇÃO E USO CONSCIENTES DOS RECURSOS OFERECIDOS PELA NATUREZA E O NOSSO PLANETA QUE É NOSSA CASA.ESSA EDUCAÇÃO DEVE SER TRANSMITIDA DE FORMA AMPLA DESENVOLVENDO COMPORTAMENTOS E ATITUDES, AFIRMAR VALORES, TOMADAS DE DECISÕES CONSCIENTES E ETICAS.

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  17. A formação do professor em Ed. Ambiental, possibilta ao mesmo, tirar suas dúvidas, conhecer e ampliar seu repertório diante de um assunto tão importante nos nossos dias. Dar subsídios, locais de pesquisas, etc. O próprio professor deve mudar suas atitudes, tornando-as mais conscientes e efetivas diante dos problemas ambientais, pois é observando nosso comportamento que muitos alunos mudarão os seus, porque para muitos, somos como um exemplo.
    Com seus conhecimentos poderá, dialogar, estimular, ensinar de forma clara e objetiva seus alunos.
    O indicador de sua prática, seria o conhecimento de seus alunos sobre o assunto e as mudanças de atitudes em seu dia a dia.

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  18. Creio que a formação do professor o ajuda sim a aplicar o tema de Educação Ambiental.Mas acho tambem que estas capacitações nos auxilia muito no desenvolvimento do tema no cotidiano escolar dando-nos as ferramentas necessárias para a ampliação da aprendizagem
    Capacitar o professor é conscientiza-lo de que ele pode transmitir a seus alunos o conhecimento,incentivando-os a serem mais observadores na questão ambiental e com isso conseguirem mudanças futuras.

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  19. Acredito que a formação de professores Educação Ambiental possibilita sim o exercício consciente e, deve ser desenvolvido em qualquer etapa do ensino, desde que haja a adequação aos alunos.
    A capacitação em Educação Ambiental estimula os professores a aplicar em sala de aula o conteúdo aprendido e os alunos se espelham em seus educadores, então devemos dar bons exemplos.

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  21. A formação de professor em Educação Ambiental possibilita o seu exercício no ensino formal com uma abordagem mais avançada levando em consideração os conceitos iniciais do educando, os quais poderão ser modificados para melhoria da qualidade de vida.
    Capacitar o professor do ensino fundamental em Educação Ambiental é conscientizá-lo da árdua tarefa que ele deve orientar o processo de conhecimento do aluno, selecionando conteúdos adequados para o desenvolvimento das competências consideradas como indispensáveis para os objetivos da Educação Ambiental.
    Considero que o professor capacitado aplique o que aprendeu criando situações de aprendizagem significativas, que possam oferecer informações relevantes e necessárias para ampliação do conhecimento prévio dos alunos, estabelecendo relações em diferentes aspectos do conhecimento e intervindo quando necessário para garantir a preservação do meio ambiente.

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  22. Podemos exercitar a prática de passarmos tudo o que foi aprendido por nós, de acordo com cada série de ensino. Na forma em que possamos chamar a atenção nesse assunto e não só "repassar", e sim fazer com que todos coloquem em prática no seu dia a dia e em poucas atitudes dentro de cada classe social.
    Capacitar é dar oportunidade para o aluno, obter opinião própria sobre um determinado assunto, ou criar suas próprias decisões e atitudes sobre o mesmo.
    O professor é capacitado para ensinar e aplicar tudo o que aprendeu, mas de forma chamativa para que seus alunos se prendam aquilo que está sendo ensinado e dar oportunidade para o aluno se entusiasmar, se questionar e praticar tudo o que aprendeu.

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  23. Eu acredito sim, que a formação em E.A possibilita em melhoras em sala de aula pois participando dessa formação o professor aprende outras técnicas e várias informaçãoes necessárias que facilitarão o entendimento tanto de si próprio quanto de seuas alunos. O professor capacitado aplicará cada situação de acordo com a idade de seus alunos . sem dizer que o professor interessado contagia sua classe e desperta cada vez mais a curiosidade de seus alunos que passarão a cudar melhor e a respeitar o ambiente em que vivem.

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  24. Certamente, a formação de professores em Educação Ambiental,possibilitará o exercício da mesma no ensino formal, visto a necessidade de ser ter uma formação específica e aprofundada no assunto, dominando os conteúdos a serem trabalhados para poder compartilhá-los com segurança e garantir que o ensino se transforme em aprendizagem, o que será comprovado pela postura e mudança de atitude dos alunos em relãção ao tema Educação Ambiental.
    Capaciatr o professor de ensino fundamental em Educação Ambiental é proporcionar-lhe conhecimentos específicos e aprofundados sobre os temas que envolvem o meio ambiente para que possam trabalhar com consistência e continuidade usando conceitos de Educação Ambiental ajudando suas turmas a formar uma cultura de defesa do planeta, envolvendo as comunidades nesse processo de reflexão, atraindo colegas de outras áreas em tarefas multidisciplinares e, assim, construindo novos jeitos de se relacionar com a realidade à sua volta.Desta forma o professor capacitado, de fato, estará aplicando o que aprendeu e o indicador será a mudança de atitudes dos alunos para se transformar em cidadãos mais conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente, impedindo a destruição da própria espécie.

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  25. EM TODAS AS ÁREAS A FORMAÇÃO É PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POIS QUANTO MAIS CAPACITADO, TANTO NA TEORIA COMO NA PRATICA, O PROFESSOR TERÁ CONDIÇÕES DE EDUCAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE POSSAM AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOBRE QUESTÕES RELATIVAS AO MEIO AMBIENTE E ASSUMIR DE FORMA INDEPENDENTE E AUTÔNOMA ATITUDES E VALORES VOLTADOS À SUA PROTEÇÃO E MELHORIA, DIMINUINDO GRADATIVAMENTE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, MOSTRANDO ASSIM O QUANTO É IMPORTANTE A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES VISANDO O MEIO EM QUE VIVEMOS.
    POSSO CITAR AINDA QUE O PROFESSOR SENDO UM EXEMPLO PARA OS ALUNOS, SEUS ATOS COMO REFERÊNCIA AO TEMA EM QUESTÃO VÃO REFLETIR DE MANEIRA POSITIVA NO DIA-A-DIA DE TODOS.

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  26. A formação de professores em educação ambiental possibilita cada um sua propria experiência profissional. O professor tem que ser o exemplo para o aluno não somente ensinar valores sociais,atitudes e ações. Com seus conhecimentos poderá estimular ensinar de forma clara e objetiva seus alunos.

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  27. A formação de professores em Educação Ambiental pretende conscientizar quanto a importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida dos cidadãos, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos disponíveis.
    Desta forma, o educador deve ter consciência e dar a devida importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

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  28. A formação de professores em educação ambiental possibilita no exercício desta no ensino fundamental.O professor capacitado ele pode refletir mais no seu dia a dia e com isso transmitir com mais segurança o que aprendeu ao seus alunos.Ele pode começar trabalhando na sala de aula,no ambiente escolar no lugar aonde mora e assim com pequenas coisas juntas de cada um podem transformar o ambiente global.Fazer com que cada um reflita de maneira positiva como esta interagindo no dia a dia a questão ambiental,assim poderá mudar as atitudes e mudar o ambiente e o mundo que vive.

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  29. ACREDITO QUE QUANTO MAIS CONHECIMENTOS O PROFESSOR ADQUIRE PARA SUA PRATICA, MELHOR SERÁ O DESEMPENHO E MAIS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE. A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE ATINGIR TODOS OS ASPECTOS, JÁ QUE O ASSUNTO É AMPLO, POSSIBILITAR O CONHECIMENTO GLOBAL E PERMITIR AO EDUCADOR APLICAR OS CONCEITOS EM SALA.PERCEBO QUE AS CRIANÇAS COM QUE TRABALHO ( 1º ANO), TEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS, MINIMOS, JÁ OUVIRAM A PALAVRA NATUREZA, MEIO AMBIENTE, EXPRESSÕES RELACIONADAS AO TEMA E QUE FORAM ENSINADAS NA ESCOLA. ACREDITO QUE O PROFESSOR APLICA, DE ACORDO COM A FAIXA ETARIA DAS CRIANÇAS QUE TRABALHA, O CONHECIMENTO QUE APRENDEU SIM EM AÇÕES DO DIA-A-DIA. CERTAMENTE AINDA TEMOS QUE CONSCIENTIZAR BASTANTE, MAIS, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS, MAS VEMOS OS BONS TRABALHOS REALIZADOS PARA OS PROJETOS "IMAGEM E CONSCIENCIA E RECICLO, POR EXEMPLO. PROJETOS DESSE TIPO SEMPRE SÃO BEM-VINDOS.

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  30. Acredito que a formação de professores em Educação Ambiental possibilita sim o exercício desta no ensino formal, pois professores capacitados em uma área de suma importância na atualidade possibilita a reflexão de atitudes e valores e principalmente a mudança no sentido de observar melhor suas ações e como estas se refletem no meio em que vivemos.
    O professor capacitado em Educação Ambiental é aquele que recebe informações do que acontece no nosso meio, mas também aprende que através de atitudes simples, muitas vezes desapercebidas devido a correria do dia-a-dia, qué é capaz de mudar muita coisa e que um esforço unido a outros vindos principalmente dos pequeninos pode se tornar grande daqui a algum tempo. Afinal de contas a consciência crítica é formada desde a mais tenra idade.
    O professor capacitado aplica o que aprendeu pois tem consciência do que deve ser refletido em sala de aula: quando não tem essa consciência, pode até falar mas a ênfase será menor e, sendo menor, não fará com que os alunos comecem a ter atitudes diferentes. O indicador são as pequenas mudanças que ocorrem já com os pequeninos: serão essas que dirão o que e como o professor aplica em sala.

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  31. 4ª oficina
    É importante que profissionais da Educação em proteção ao meio ambiente, temos que ler, estudar, estimular, pesquisar e iniciar aos nossos alunos que percebam a relação do mundo natural.
    Devemos promover o prazer de jogar o lixo e também promover a reciclagem do mesmo material, com isso evitar queimadas e plantar novas arvore.
    Estamos sempre formando cidadões nos pensamentos e atuantes e também desenvolver a sensibilidade e o respeito pelo meio ambiente.

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  32. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRAZ PARA NOSSA PRÁTICA REFLEXÕES DE ATITUDES E VALORES NO SENTIDO DE MUDAR NOSSAS AÇÕES SABENDO AS CONSEQUENCIAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS .
    A CRIANÇA PEQUENA SE ESPELHA NO ADULTO,E O PROFESSOR SERVE PARA ELES COMO MODELO, E POSSIVEL NOTAR DEPOIS DE UMA AULA SOBRE DESPERDICIO DE AGUA POR EXEMPLO UM ALUNO COBRANDO O OUTRO SOBRE TAL ATITUDE.COISAS APARENTEMENTE PEQUENA, MAS QUE INDICAM UM COMEÇO DE MUDANÇA AFINAL OS PAIS TAMBÉM SÃO COBRADOS PELOS PEQUENOS.

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  33. Acredito que seja de fundamental importância que o professor busque uma formação continuada para que possa se manter atualizado sobre as questões ambientais, pois assim ele saberá abordar o tema com qualidade nas mais diversas disciplinas e faixa etárias.
    Penso que o professor capacitado aplica o que aprendeu utilizando diferentes estratégias, tanto no trabalho com conteúdos diversificados, como com gestos e atitudes.
    Dessa forma, ele favorece no processo de conscientização e de reflexão dos atos, envolvendo os alunos a terem os cuidados necessários com a natureza.

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  34. Oficina 4
    A formação de professores em Educação Ambiental possibilita o exercício desta no ensino formal?
    A questão ambiental deixou de ser uma preocupação restrita a profissionais envolvidos com problemas dessa ordem. Vemos atualmente que esse tema envolve a todos, uma vez que cada um
    de nós está sujeito aos efeitos dos problemas ambientais, tanto em nível regional quanto global. Isso significa afirmar que a referida temática transcende o envolvimento apenas de biólogos, de
    geógrafos ou de ecologistas, mas estende-se a todos os cidadãos ou, ainda, a todos os atores sociais. A necessidade e a urgência de formação de educadores ambientais decorrem, inclusive, da crescente consciência dos problemas ambientais e da importância de os sistemas educacionais buscarem soluções mediatas para essa situação.Cabe, portanto, à universidade, às secretarias de educação e,possivelmente, às organizações não-governamentais a formação
    desses educadores. As diretrizes da Conferência de Tbilisi (1977) reforçam esse aspecto, na medida em que se deve:
    . incluir no programa de formação de professores a Educação
    Ambiental;
    . ajudar docentes dos centros de formação de professores na área
    de Educação Ambiental;
    . facilitar aos futuros professores uma formação ambiental apropriada à zona urbana ou rural;
    . tomar medidas necessárias para que a formação em Educação Ambiental esteja ao alcance de todos os professores.Vale destacar que a formação de educadores ambientais implica uma reformulação metodológica, conceitual e curricular, ou,ainda, um novo tipo de docente. Esse professor deve assumir o conhecimento como um processo dialético resultante da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, a dimensão afetiva, a visão da complexidade, a contextualização dos problemas ambientais. A metodologia de ensino deve recorrer ao conflito cognitivo, visando à reconstrução conceitual. O simples transplante de procedimentos tradicionais seria uma contradição e uma visão equivocada da Educação Ambiental. Na medida em que devemos estar em sintonia com os pressupostos da Educação Ambiental,como interdisciplinaridade, visão holística, participação,contextualização e conceito pluridimensional do meio ambiente, a universidade e outras instituições devem redimensionar seu projeto político-pedagógico, promovendo melhor qualidade de vida e repensando a relação entre a sociedade e a natureza.

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  35. Capacitando em Educação Ambiental
    Diante dessa perspectiva, cabe perguntarmos como seria feita uma capacitação em Educação Ambiental. Antes de mais nada,devemos partir do pressuposto de que não existe um modelo de capacitação, mas princípios norteadores, que devem estar coadunados com os pressupostos da Educação Ambiental. Assim,os objetivos e o conteúdo devem ser definidos de acordo com a especificidade local, mas em sintonia com a dimensão global. Ou seja, deve-se sempre considerar a contextualização do projeto de capacitação. Não podemos desconsiderar que os objetivos, a metodologia e o conteúdo são estruturantes da aprendizagem.
    Nesse sentido, uma capacitação pode ser feita de vários modos:cursos de curta ou longa duração, encontros periódicos, seminários,etc. No entanto, o mais indicado seria a capacitação com períodode duração mais longo, com possibilidade de maior aprofundamento de questões, por meio de educação formal ou nãoformal,nas quais haveria uma maior sistematização dos conteúdos.
    O professor capacitado em Educação Ambiental deveria ser capaz de reorientar suas práticas pedagógicas e sociais não só em sua instituição escolar, como também em outros setores, comunidades,grupos, etc., visando aos objetivos já estabelecidos em EducaçãoAmbiental.È preciso investir em processos de
    capacitação que permitam ao professor embasar o seu trabalho com conceitos sólidos, para que a ações não fiquem isoladas e/o
    distantes dos princípios da EA.
    O professor capacitado aprendeu que que estamos buscando alternativas que, certamente, se constituem instrumentos importantes,capazes de contribuir na prática pedagógica.A capacitação mexeu com nossas cabeças,estimulando-os a tema gerador da EA.8

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  36. Mas qual seria o indicador de ter havido uma capacitação?
    Vemos aí a necessidade de um projeto como fim verificar se os objetivos foram alcançados. Desenvolver projetos quanto a procedimentos pedagógicos do professor (metodologias, relação professor – aluno, conteúdos desenvolvidos,relação estabelecida com outras áreas de conhecimento, etc.) e,se possível, quanto aos valores construídos pelos alunos, com repercussão em seus comportamentos. Vale ressaltar que a capacitação exige uma formação continuada dos professores,assim como um projeto pedagógico bem-definido.

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  37. Capacitada, o professor devera ensinar seus alunos no interesse coletivo sobreposto ao interesse individual. "Preserve o que é de todos" . Ninguem é dono da natureza. Somos todos administradores desse bem comum. È necessario concientizacao sobre a importancia da natureza de nossa vida.
    Como educar, para que cada um dê um pouco de si em prol de uma causa maior?
    R. Educr no sentido de despertar a consciência grupal com necessidade e sucessos coletivos, com organizaçao social baseada no direito e no dever do cidadão.

    Como formar cidadãos pensantes e atuantes?

    R. Ensinar valores humanos e cristãos responsáveis pela prática de atos bons para a construção do bem comum.

    Como educar para se ter coragem de dar um basta a processos que destróem a Natureza e aumentam a desigualdade entre os seres humanos?

    R. Educar através da conscientização e da responsabilidade das pessoas.
    Prof. Maria Aparecida Camargo Guimarães Valencise
    E.M. E.F "Francisco Simões"

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  38. Nós professores realmente não fomos formados adequadamente para atender a todas as necessidades educacionais de nossos alunos, mas, temos a oportunidade de estar retomando e refletindo conhecimentos através de cursos como este, afinal, estamos sempre adquirindo conhecimentos novos. Formações como esta nós faz atualizar conhecimentos e refletir sobre eles nos preparando para aplicá-los em sala de aula levando nossos alunos a refletirem sobre a aprendizagem adquirida na Educação Ambiental, e estes nos mostram o que aprenderam em suas práticas diárias e até mesmo em conversas durante as aulas, muitas vezes por acaso, outras vezes por realizarem uma reflexão de aprendizagem que reflete conceitos e conhecimentos adquiridos e a conscientização ambiental torna-se presente e clara.

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  39. A formação de professores em educação ambiental possibilita que cada professor aplique todos seus conhecimentos adquiridos para seus alunos e para sua própria experiência.
    A capacitação em E A estimula o professor aplicar todo conteúdo aprendido, dando bons exemplos para seua alunos.
    O professor capacitado deve aplicar tudo o que aprendeu de acordo com a idade dos alunos.

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